top of page

UNIÃO DOS PALMARES

 

Gentílico: palmarino

 

O grito de liberdade que veio da Serra da Barriga, a 6 km do centro de União dos Palmares, fez da cidade um destino cotado por quem quer conhecer mais sobre a história do negro no Brasil. Foi na Serra, que hoje é Patrimônio Histórico do Brasil, que Zumbi dos Palmares viveu  e comandou o principal quilombo do país, onde aconteceram as maiores batalhas e até hoje vivem os remanescentes  quilombolas. Terra de Jorge de Lima, uma casa destinada a suas obras conta parte da relação do poeta com a literatura. A Casa Maria Mariá, onde viveu a historiadora, retrata a vida de quem vive na Zona da Mata alagoana. Não deixe de conhecer o artesanato da região, repleto de belas peças e esculturas em barro.

​

POVOADO DE MUQUÉM

​

Localizado próximo à Serra da Barriga, no município de União dos Palmares, perto do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, o Povoado de Muquém é um dos principais atrativos da região dos Quilombos. A comunidade é composta de remanescentes do Quilombo dos Palmares e reconhecida por seu artesanato em cerâmica rústico, sem enfeites ou pinturas, que fabrica panelas, potes e outros objetos de barro que remetem ao período escravocrata.

​

PARQUE MEMORIAL QUILOMBO DOS PALMARES

​

Mais importante espaço do símbolo da luta pela liberdade dos negros, o Parque Memorial Quilombo dos Palmares está localizado na Serra da Barriga, no município de União dos Palmares. O espaço abrigou a capital do Quilombo dos Palmares, que teve como principal líder Zumbi dos Palmares, considerado o maior e mais bem organizado quilombo brasileiro. Possui 426 km² com pontos de áudio que contam a história do lugar em inglês, espanhol, português e italiano. Entre seus atrativos estão a casa de farinha, os mirantes estratégicos de observação e a lagoa dos negros, que segundo a lenda possui uma água sagrada.

 

QUILOMBOS

​

Os quilombos não pertencem apenas ao passado escravista brasileiro. São comunidades que existem até hoje, espalhadas Brasil a fora, mas que apesar disto não estão isoladas no tempo e espaço. Mantêm-se vivas e atuantes, traduzindo através do tempo a identidade negra e seus costumes.
    Alagoas se destaca nesse cenário por ser o berço da resistência negra, tendo como principal líder Zumbi dos Palmares. O Quilombo dos Palmares cuja capital localizava-se na Serra da Barriga, em União dos Palmares, foi o maior e mais bem organizado quilombo brasileiro, funcionando como uma espécie de confederação, que abrigava os vários quilombos que existiam naquela área.

Hoje no local, além do Parque Memorial Quilombo dos Palmares encontra-se a comunidade quilombola Muquém, importante por seu artesanato em cerâmica. O Conjunto configura-se como principal pólo turístico da região dos Quilombos.

Ao meio de tantos atrativos se destaca o “Caminho da Liberdade”  na Região dos Quilombos, um roteiro cheio de histórias  dentro da imensidão da natureza. O convidativo roteiro envolve etnia, cultura, natureza, ecologia, aventura e a observação de aves. Os municípios que fazem parte do roteiro são: São José da Laje, Murici, Ibateguara e União dos Palmares.

 

HISTÓRICO DO MUNICÍPIO

​

As primeiras habitações do município de União dos Palmares surgiram no século XVIII, num povoado chamado "Macacos", à margem esquerda do rio Mundaú. O português Domingos de Pino construiu a primeira capela do local dedicada à Santa Madalena. A povoação passou a ter o nome da padroeira

O crescimento do lugarejo provocou seu desmembramento do município de Atalaia, a 13 de outubro de 1831, através de Decreto Governamental. A denominação "União" surgiu através de Decreto e teve origem no fato de a cidade ser o elo entre as estradas de ferro de Alagoas e Pernambuco. Em 1944, ocorreu a mudança definitiva para "União dos Palmares", homenageando o quilombo que permaneceu na região por quase um século
Foi em União dos Palmares, mais precisamente na Serra da Barriga (uma das atrações turísticas da cidade), que os negros rebelados contra a escravidão construíram a República Independente do Quilombo dos Palmares, o símbolo do anseio e da resistência negra pela liberdade, tendo como líder maior o negro Zumbi, imortalizado numa estátua no alto da serra.

​

Fonte:

SEDETUR - http://www.sedetur.al.gov.br/conhecendo-alagoas/regioes/quilombos

Turismo Alagoas - http://turismoalagoas.com/cidade/uniao-dos-palmares/

União dos Palmares (AL). In: ENCICLOPÉDIA dos municípios brasileiros. Rio de Janeiro: IBGE, 1959. v. 19 p. 190-195. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv27295_19.pdf. Acesso em: ago. 2016

Conheça União dos Palmares

Encontro Acadêmico do CAMUZP

Clique na foto para ampliar

​

bottom of page